terça-feira, 19 de julho de 2016

Resenha: Fique onde está e então corra - John Boyne



Título: Fique onde está e então corra
Autor (a): John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 219

Sinopse: Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados - enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar.Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.




           Nesse romance do já consagrado John Boyne, conhecemos a história de Alfie Summerfield, um garoto de Londres que aos cinco anos vê sua vida mudar completamente após o inicio da Primeira Guerra Mundial. 
        
        Dia 28 de julho de 2014, conhecido por todos como o dia que se iniciou a primeira grande guerra, mas para Alfie era apenas seu aniversário de cinco anos. É assim que o livro começa, narrando os acontecimentos de um dia que tinha tudo para ser especial, mas apesar das tentativas dos pais do garoto, poucas pessoas apareceram para comemorar, e os que vieram ficaram divididos entre lamentos e pensamentos positivos.
"Não, tudo vai ter acabado antes do natal"




          Filho de um entregador de leite e uma mãe dedicada, Alfie vê sua vida mudar drasticamente entre seus cinco e nove anos. Extremamente patriarca, Georgie, o pai do garoto, se voluntariou para lutar na guerra, deixando Alfie e sua mãe Margie, que trabalha durante grande parte do dia para manter a casa.

          O livro destaca o ponto de vista de diversos personagens em relação a guerra, as dificuldades da mãe de Alfie e como o próprio garoto lidou com os problemas em sua casa e com seus parentes. John Boyne também se preocupou em evidenciar os problemas físicos e principalmente psicológicos sofridos pelos soldados durante e após uma guerra, aliás, o próprio título é explicado durante a leitura.

" Disseram que tudo ia acabar antes do Natal. Só não disseram qual Natal"


           Eu gostei muito desse livro, me surpreendeu em vários aspectos. Sem dúvidas, a principal qualidade e a capacidade do autor em criar personagens, todos são de grande importância e dignos de interpretação.

          Recomendo muito essa leitura, para os apreciadores de histórias que se passam em guerras e para todos os amantes de bons livros.


"Ainda assim, as coisas estavam muito melhores agora do que durante a guerra. Tudo estava voltando ao normal. Diziam  que aquela tinha sido a guerra para acabar com todas as guerras, que nunca mais se veria uma coisa assim..."

                                       Classificação:   



Nenhum comentário:

Postar um comentário